Terror e desespero: Tudo sobre o ataque hacker na Record

Terror e desespero: Tudo sobre o ataque hacker na Record

O fim de semana na Record foi marcado por insegurança após um ataque hacker derrubar a programação da emissora. A suspeita é de que o invasor tenha tido acesso ao sistema na noite de sexta-feira (7), mas a notícia veio à tona no sábado (8), quando o Fala Brasil foi retirado do ar às pressas. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, os funcionários perderam o controle do sistema de edição, tornando-se impossível colocar reportagens ou manter o jornalístico ao vivo.

O Fala Brasil tinha previsão de ficar no ar até meio-dia, mas foi interrompido às 9h06, dando lugar à uma maratona de Todo Mundo Odeia o Chris. Ou seja, o programa foi exibido por pouco mais de uma hora e foi cortado quando ainda tinha quase três horas pela frente.

No dia, contratados da sede em São Paulo chegaram a ser liberados, pois não havia o que ser feito enquanto os especialistas tentavam recuperar o controle do sistema. A situação estaria tão desesperadora que até mesmo o sinal de internet teria caído. Inicialmente, estimou-se que o setor de jornalismo teria sido o mais afetado, já que não havia backup do material bruto.

continua depois da publicidade

Record montou operação de guerra para manter programação no ar

A Record teve que montar uma operação de guerra para manter sua programação no ar após o ataque hacker que invadiu o sistema da emissora nos últimos dias. O Balanço Geral de sábado, por exemplo, foi preenchido com links ao vivo, que substituíram as reportagens que já haviam sido gravadas e foram perdidas.

Já o Vai dar Namoro, do Hora do Faro, que teria um episódio inédito com a participação de Nicole Bahls e Álvaro Xaro, foi substituído por uma edição antiga do quadro, que já havia ido ao ar em abril deste ano. 

Enquanto isso, a equipe do canal de Edir Macedo precisou trabalhar até de madrugada para conseguir editar novamente materiais que já estavam prontos, principalmente para entregar o Domingo Espetacular. Com cerca de três horas de duração, a atração é produzida durante a semana, mas tudo o que estava pronto foi perdido.

continua depois da publicidade

O NaTelinha apurou que os editores tiveram que priorizar algumas matérias, já que não daria para refazer todo o trabalho anterior, e, conforme iam editando, precisavam fazer backup, já que o sistema continua caindo com frequência e poderiam perder tudo de novo.

Domingo Espetacular se salvou pois material bruto ainda existia

Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar nos bastidores do Domingo Espetacular

Com o setor de jornalismo, o prejuízo foi maior porque não havia backup do material bruto. Após as gravações, o conteúdo que está no cartão de memória, por exemplo, é transferido para o sistema e, logo após, o card é formatado para poder ser utilizado novamente.

Já com o Domingo Espetacular foi diferente, pois eles preservam os cartões cheios por mais tempo, justamente como forma de segurança. Foi assim que a equipe conseguiu descarregar todo o conteúdo novamente e começar a edição do zero.

continua depois da publicidade

Oficialmente, a Record ainda não se manifestou, mas o clima nos corredores da emissora ainda é de suspense. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL, o canal de Edir Macedo solicitou a ajuda de policiais e especialistas em tecnologia de São Paulo, que estão auxiliando na resolução do caso de invasão ao sistema da emissora. Os executivos do canal não tem dúvidas de que os hackers pedirão resgate para devolver o acesso. Os emails internos da diretoria da emissora também foram invadidos.

Confira o momento em que o Fala Brasil foi interrompido devido ao ataque hacker na Record:

Source

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *